domingo, 6 de novembro de 2011

Missão Maracanã

Como todo mundo sabe, a Seleção Brasileira só vai jogar no estádio mais importante do futebol brasileiro se chegar à final da Copa do Mundo. Deixando de lado as reclamações de que o Brasil poderia muito bem fazer um outro jogo no "ex-maior do mundo", fica a dúvida de se a Seleção Brasileira, comandada pelo Mano Menezes, tem condições de chegar a essa final.

Claro que o Brasil é sempre favorito em qualquer Copa do Mundo que dispute, e que os jogadores brasileiros ainda são dos mais cobiçados e admirados em todo o mundo do futebol, mas o atual momento da "SeleMano" acende um alerta sobre as condições em que o time do Brasil chegará na Copa. O Mano assumiu a Seleção a pouco mais de 1 ano, e encheu todos de esperança ao derrotar de forma espetacular os EUA em seu primeiro amistoso a frente da seleção. Só que, de lá pra cá, foram muito mais fiascos do que sucessos. O Brasil perdeu pra quase todas as seleções fortes que enfrentou (França, Alemanha, Argentina, etc) e foi eliminado de forma vergonhosa da Copa América.

Há muitas explicações para esses resultados ruins, mas muito disso é resultado do momento atual dos jogadores brasileiros. Não temos, hoje, nenhum jogador em seu auge como protagonista em algum time de ponta da Europa, onde, teoricamente, estão os melhores jogadores do planeta. Nossos melhores jogadores, aqueles que mais nos encantam estão jogando por aqui, e são, em sua maioria, garotos. Neymar, Ganso, Lucas, Leandro Damião e cia. são as maiores esperanças do futebol brasileiro pra Copa de 2014, e isso pode se tornar um grande problema.


De fato, a qualidade técnica dessas promessas é indiscutível, e o potencial brasileiro de formar um belo esquadrão para a próxima Copa é muito grande. Porém, atualmente, há outras seleções que estão bem à frente da nossa em relação a formar um time que possa ganhar esse caneco.

A Espanha, atual campeã do mundo, tem uma base que ainda pode chegar muito bem em 2014. Claro que talvez Xavi e Puyol já estejam bem mais velhos daqui à 3 anos, mas o Fúria ainda vai ter, se tudo correr normalmente, grandes jogadores, como Iniesta, Fábregas, Piqué, David Silva e muitos outros, remanescentes do time campeão do ano passado.

A Holanda, atual vice-campeã, é o time que não perde. A não ser o jogo final da Copa da África do Sul, eles não perdem a muito tempo, inclusive se classificaram de forma invicta para a fase final da Euro-2012. O time, como sempre, é absurdamente técnico, mas desde antes de 2010 vem se tornando cada vez mais competitivo. Para 2014, a seleção ainda vai ter Robben, Sneijder, Van Der Vaart, Van Persie, (se as contusões deixarem todos esses jogarem), e com certeza vai incomodar bastante aqui no Brasil.

A Alemanha, sensação da  Copa de 2010, é sem dúvida, a grande aposta para 2014. Se o jovem time da última Copa foi capaz de encantar o mundo jogando bonito, coisa incomum para o futebol alemão, esse mesmo time vai chegar em 2014 com muito mais experiência, e com praticamente os mesmos jogadores. Schweinsteiger e Lahm devem ser os comandantes do time ainda jovem aqui no Brasil, que certamente contará com os excelentes Thomas Müller, Özil, Mario Götze, e a muralha Manuel Neuer.

Além desses, não se pode descartar a Argentina do Messi (apesar dos problemas na defesa), a França de Nasri e Benzema (também pode surpreender com um time relativamente jovem), a Inglaterra de Wayne Rooney (tem uma geração muito boa surgindo, com Wilshere, Phil Jones, Welbeck e cia), a Itália, sempre forte, e uma ou outra surpresa, como o Uruguai ou Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário