segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As melhores músicas internacionais de 2012

O ano de 2012 chegou ao fim, com algumas boas novas caras na música pop, o "ressurgimento" de gigantes e o triunfo da música de fora do eixo Inglaterra-Estados Unidos. Escolher as melhores músicas do ano é uma tarefa difícil até mesmo para os especialistas, como aqueles que nomearam os indicados ao Grammy desse ano. Cliquem nos títulos das músicas para escutá-las.

Sem mais, é hora de começar pelas revelações do ano:

Alabama Shakes - Hold On: O grupo de rock dos Estados Unidos, indicado aos prêmios de artista revelação, são uma mistura de banda indie com vocais no estilo Janis Joplin, e a música Hold On é, sem dúvida, uma das melhores do ano, tanto que concorre ao Grammy de melhor música de rock.

We Are Youg - Fun. feat. Janelle Monáe: Sim, a música foi lançada em 2011, mas só alcançou o sucesso mundial em 2012, tornando-se uma das mais tocadas nas rádios de todo o planeta e alçando a banda indie ao mainstream pop. O refrão da música é contagiante, e o piano e a batida da bateria são o melhor da música, um ode à juventude.

Frank Ocean - Thinking 'Bout You: Frank Ocean foi a grande revelação da música negra americana no ano. Apesar de já ter aparecido em músicas de outros artistas, como em "No Church in the Wild" de Jay-Z e Kanye West, lançou seu disco de estreia, o "Channel Orange", em abril de 2012, e Thinking 'Bout You é a melhor música do álbum. O destaque fica por conta do falsetto no refrão, que mostra a qualidade vocal do jovem artista.

Passamos agora aos destaques do rap:

No Church in the Wild - Jay-Z e Kanye West feat. Frank Ocean e The Dream: Jay e Kanye se superaram a cada música do álbum "Watch the Throne", e "No Church in the Wild" é um dos maiores destaques (inclusive já falei da música aqui no blog), A batida, o refrão cantado por Frank Ocean e os versos do Kanye são os melhores momentos da música.

Mercy - Kanye West feat. GOOD Music: O homem não parou em 2012, e Mercy, do álbum Cruel Summer, é outro grande destaque do rap no ano que passou. A música parece estranha a primeira audição, mas se torna intrigantemente boa, principalmente no último verso do Kanye, que tem um crescendo genial.

Daughters - Nas: O rapper veterano lançou um novo álbum em 2012, e Daughters é o seu grande destaque. A batida dá uma atmosfera "relax" à música, que é uma espécie de declaração de amor do rapper a sua filha. A música concorre ao Grammy de melhor música de rap, e é, certamente, uma das favoritas a levar o prêmio.

No rock, foi um ano de retornos de grandes bandas e grandes nomes:

Legendary Child - Aerosmith: Tá, o riff pode parecer muito com o de uma música antiga do Led Zeppelin, mas o que importa é que a música é um belo exemplo de hard rock bem feito, no estilo do Aerosmith dos anos 70. Também já falei dessa música no blog, e de novo destaco a voz quase hipnótica do Steven Tyler cantando o refrão. Sem dúvida o Aerosmith está de volta, e Legendary Child é a prova disso.

Doom and Gloom - The Rolling Stones: Sim, a banda cinquentenária voltou a gravar uma música inédita. E não fez feio, pelo contrário. Doom and Gloom é um rock bem no estilo Stones, com riff marcante, Mick Jagger "destruindo" nos vocais e temática atual (zumbis estão em alta nos dias de hoje).

Madness - Muse: Misture rock com dubstep e você terá Madness. Apesar de inusitada, a mistura deu muito certo, e a música da banda que se apresenta no Rock in Rio 2013 é certamente uma das melhores do ano. Matt Bellamy e cia. acertaram em cheio nessa.

Freedom at 21 - Jack White: O cara é um gênio. Freedom at 21 tem pitadas de rap no modo como ele canta, mas não deixa de ser rock n roll, com a guitarra caraterística de White, um belo riff e a batida da bateria certamente dá aquela algo a mais à música.

Cut Me Some Slack - Paul McCartney, Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear: Sim, 2/3 (ou 3/4, se considerarmos o Smear como membro oficial) do Nirvana e 1/4 dos Beatles juntos fazendo música. Ela foi gravada para o filme Sound City, que conta a história do estúdio homônimo onde foi gravado, entre outros, o lendário álbum Nevermind, que alçou o Nirvana ao status de gigante do rock e o álbum Rumours, clássico da banda de country rock Fleetwood Mac. A música lembra os grandes momentos rock n roll do Macca, e tem a pegada grunge dos ex-integrantes do Nirvana. A apresentação ao vivo no concerto para as vítimas do furacão Sandy foi espetacular, e mostra que mesmo aos 70 anos, McCartney ainda é um cantor extraordinário.

We Take Care of Our Own - Bruce Springsteen: Outra lenda do rock que não perde a pegada com o passar dos anos. "The Boss" lançou o disco "Wrecking Ball", e essa música é uma das melhores do álbum, com a característica voz rouca de Springsteen, e a E Street Band fazendo o excelente trabalho de sempre.

Nesse momento, você que está lendo o post deve estar pensando: "Cadê Gangnam Style?". Não, eu não esqueci dela. A música de Psy foi o grande fenômeno pop do ano, e mostra a força da internet nos dias de hoje. Além de ser o vídeo mais visto da história do Youtube, a música chegou ao topo das paradas em vários lugares do mundo, transformando Psy em estrela mundial. O feito do coreano é impressionante. Desde "Macarena" o mundo não via uma música não cantada em inglês sendo sucesso absoluto nos Estados Unidos. Nem mesmo "Ai se eu te pego", que foi sucesso por toda a Europa, conseguiu alcançar as paradas americanas. Portanto, vamos a uma breve análise:

Gangnam Style - Psy: Você entra no youtube, começa a assistir um clipe bizarro, de um cantor coreano gordinho, com uma coreografia muito doida e não consegue mais parar de pensar nela. Provavelmente foi assim que Gangnam Style se tornou um meme na internet. Aí você tenta achar uma tradução da letra e descobre que ela tem uma crítica social ao distrito de Gangnam, um subúrbio rico coreano, e passa a olhar a música com outros olhos. Além disso a música tem uma batida contagiante, um pré-refrão espetacularmente bem feito e um refrão que permite cantar e dançar ao mesmo tempo. Mesmo que você não goste de música eletrônica, não dá pra negar que Gangnam Style é uma daquelas músicas que te ganha pela descontração e alegria, e é por isso que se tornou sucesso mundial e uma das melhores músicas de 2012.

Se eu esqueci de alguma música ou você acha que alguma música deveria estar na lista, poste nos comentários e diga o que faz da música uma das melhores de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário