sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os 5 melhores covers da história do rock

Pegar uma música pronta e regravar pode parecer uma tarefa fácil, e realmente é. No entanto, dar uma nova cara, uma nova atmosfera a uma música é um trabalho muito difícil, que depende do talento e da criatividade do músico que pretende regravar a canção. Há vários exemplos de covers que foram muito bem feitos, sendo sucesso de público e crítica. Outros poucos são tão bem sucedidos que chegam a ser tão bons ou até melhores que as versões originais. Dentre estes, consegui reunir os 5 que, na minha opinião, são os melhores covers de toda a história do rock

The Beatles - Twist and Shout: Esse é, talvez, o cover mais famoso de todos os tempos e, ao mesmo tempo, um dos que as pessoas em geral tem menos conhecimento de que é um cover. Twist and Shout é uma canção do início da década de 60, gravada em primeiro lugar pelo grupo vocal Topnotes. Depois, foi regravada pelos Isley Brothers, outro grupo vocal, bem mais famoso nos Estados Unidos. Mas foi com os Beatles que a música alcançou o sucesso internacional, chegando ao 2º lugar nas paradas americanas. O vocal rouco de Lennon, os vocais de apoio de Paul e George, a cadência rítmica de Ringo e os pré-refrões gritados fizeram da música sucesso absoluto. Além disso, a música também é parte do história do cinema, ao se tornar a trilha sonora da cena mais marcante do filme "Curtindo a Vida Adoidado", com Ferris Bueller cantando a música na parada da cidade, que parou para ouvir e dançar.

Joe Cocker - With a Little Help From My Friends: Dessa vez a versão original é dos Beatles, cantada pelo Ringo Starr, "ajudado" pelos outros beatles a cantar o refrão. Mas Joe Cocker regravou a música, dando muito mais profundidade à melodia, muito devido ao seu timbre de voz, substituindo os backing vocals de Paul, John e George do refrão original por vozes masculinas em falsetto. A versão da música em Woodstock é lendária, se tornando um dos grandes momentos daquele que foi o mais importante festival de música da história. Destaque também para a participação do órgão e do maior peso das guitarras e do baixo.

Jimi Hendrix - All Along The Watchtower: A música foi composta e gravada por Bob Dylan, com o violão e gaita se sobressaindo. Depois, Hendrix a regravou, com uma introdução de guitarra genial, e solos memoráveis, que demonstram toda a criatividade e técnica do maior guitarrista de todos os tempos. A sua versão é tão famosa que chega a ser mais conhecida que a original, inclusive figurando na 47ª posição entre as 500 maiores músicas da história segundo a Revista Rolling Stone.

Nirvana - The Man Who Sold The World: A versão original é de David Bowie, gravada em 1970. Anos após, em 1993, o Nirvana regravou a música para o "MTV Unplugged". Apesar de acústica, a versão do Nirvana tem os riffs de violão distorcidos, e a voz de Kurt tá um ar melancólico à música, tornando-a única e muito diferente da versão original. Fazer um verdadeiro cover de uma música requer criatividade, mas fazer um cover de uma música do camaleão do rock, conhecido por explorar vários estilos e ritmos, e conseguir marcá-la na história do rock não é para todos.

Joey Ramone - What a Wonderful World: Gravada por Louis Armstrong em 1967, a música, nessa versão dava ênfase a sua melodia, com os instrumentos de sopro em destaque, complementada pela voz única de Louis, que fizeram da música, um hino à beleza do mundo, entrar para a história. Em 2002, no entanto, uma versão de Joey Ramone, vocalista de uma das maiores bandas de punk rock do mundo foi lançada, já após sua morte, e o que tinha tudo para dar errado deu muito certo. Trocando os instrumentos de sopro e o piano pela guitarra e bateria e acelerando a música ao ritmo do punk, acabou por dar uma nova vida ao clássico. A voz de Joey, também única, encaixou perfeitamente na proposta da música, aproximando o jazz do punk rock, estilos muito diferentes e quase antagônicos, assim como a música aproxima as pessoas, por mais diferentes que sejam.


Ainda farei um post sobre os melhores covers da história de outros estilos, e já adianto que não esquecerei de Hurt e Respect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário