segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conhecendo Melhor: Led Zeppelin

Houve um tempo em que os gigantes andaram pela Terra. Mas eram gigantes em altura, eram gigantes da música, que faziam o planeta tremer com seus riffs e melodias. Naquele tempo não havia ninguém maior que Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham: o Led Zeppelin. Resumir a discografia da banda em 5 música é complicadíssimo, mas pode ajudar a entender toda a mística, genialidade e importância da banda inglesa para o rock e para a música em geral. Cliquem nos links pra ouvir as músicas.



1- Whole Lotta Love: A música mostra o peso dos riffs de Page, capazes de sintetizar toda a ideia a ser transmitida pela música. Plant alia muito bem os seus vocais a esse riff, mostrando sua capacidade como vocalista. Jones e Bonham se completam perfeitamente, dando todo o apoio para Page brilhar com suas improvisações, incluindo os solos com o arco de violino.

2- Rock 'n Roll: Como o próprio nome da música diz, ela é um exemplar perfeito do rock n roll. A guitarra faz a batida que consagrou o rock desde sua criação, e junto com o resto da banda passa toda a atmosfera que uma música de rock deveria ter, sendo capaz de fazer um estádio inteiro pular e dançar. Nessa música John Bonham mostra porque é um dos maiores bateiristas de rock de todos os tempos, principalmente do solo de bateria que faz no final da música.

3- Black Dog: A genialidade da música, que espelha a genialidade dos membros da banda, está no revezamento entre os vocais de Plant e a parte instrumental. É outra música com riff e linha de baixo marcantes, que se contrapõem aos agudos de Plant de forma magistral.

4- Kashmir: Hipnotizante. Não há palavra melhor para descrever a música. Desde a letra, passando pela batida da bateria, pelos riffs da guitarra e pela voz de Plant, a música prende a atenção, faz o ouvinte viajar pelo ritmo e pela melodia, mostrando porque os 4 eram os gigantes da música.

5- Stairway to Heaven: A perfeição em forma de música. Nessa canção todo o talento dos 4 integrantes se combinam e se completam da mais perfeita forma, de modo que é praticamente impossível descrever as sensações que se tem ao ouvir a música em palavras. Por isso, vou me limitar a pedir que escutem a música e cheguem ao paraíso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário