quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Festa da Música Tupiniquim (parte 1)

Nunca falei muito de música nacional aqui no blog, então pra ninguém me chamar de vendido, entreguista, agente da CIA ou qualquer outra coisa, vou começar uma série de posts com músicas que marcaram a história da música brasileira, do samba ao rap, da bossa nova ao forró. Pra começar, nada melhor que os clichês mais básicos, ou seja, as músicas mais importantes, conhecidas e reconhecidas pelos brasileiros e pelos estrangeiros também.

Garota de Ipanema - Tom Jobim e Vinícius de Morais: É "só" a segunda música mais regravada da história, perdendo apenas para "Yesterday" dos Beatles. Foi a música que lançou a bossa nova no mundo, fez o estilo se popularizar e se tornar sinônimo de Rio de Janeiro.



Asa Branca - Luiz Gonzaga: Se Garota de Ipanema é sinônimo de Rio de Janeiro, Asa Branca é sinônimo do sertão nordestino. É a mais clara e sincera tradução do espírito do povo nordestino, que apesar do sofrimento com a pobreza e a seca, ainda tem esperança num futuro melhor e celebra sua vida com a alegria de ritmos como o forró e o baião.



Águas de Março - Tom Jobim e Elis Regina: O gênio da bossa nova se encontra com a maior voz feminina do Brasil para cantar esse clássico. Nunca um dueto pareceu tão natural, e Elis e Tom se completam tanto quanto as partes das frases que cada um canta.



Mas Que Nada - Jorge Ben: Depois de Garota de Ipanema, esta deve ser a música brasileira mais conhecida no exterior, e com muitos méritos. Não precisaria nem de letra pra fazer todo mundo sambar mas o refrão genial de Jorge Ben coroa a genialidade da música e do artista.



Que País É Esse? - Legião Urbana: O clássico mais marcante da geração mais brilhante do rock nacional. Apesar de simples, é a pegada punk com a letra que ainda (infelizmente) é atual, que tornam a música tão especial. Escute essa música em um show ao vivo e verá toda a magia que ela carrega.


Se quiserem deixar sugestões de músicas pros próximos posts, fiquem à vontade. No próximo post da série um especial de músicas sobre a ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário