segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VMA 2013: A Falência da Música Pop?

Ontem aconteceu o Video Music Awards (VMA) 2103, premiação musical organizada pela MTV, no Barclays Center, no Brooklyn, em NY. Trata-se de uma premiação de videoclipes, razão da existência da emissora (apesar da desvirtuação para reality shows horrorosos), com votação popular.


Por ser uma premiação popular, nem sempre (quase nunca), o melhor clipe ou música ganham o Astronauta de Prata, que normalmente é dado ao artista com mais fãs fanáticos e desocupados, com tempo de sobra pra votar. Por isso, não assisti a premiação pelos prêmios, mas sim pelas apresentações de grandes nomes da música pop. E foi ao ver as atrações da premiação que eu comentei que assistiria a falência da música pop, já que grande parte das performances não eram de artistas tão bons assim.

Em uma disputa particular de novos singles, Lady Gaga abriu a premiação com a sua "Applause", trocando de roupa várias vezes durante a música, terminando como uma "réplica" da Vênus do famoso quadro "O Nascimento de Vênus" de Botticelli, e Katy Perry fechou a noite, cantando seu novo sucesso "Roar", incorporando uma lutadora de boxe, no estilo "Eye of the Tiger" e "Rocky". Ambas as apresentações foram bem mornas, mas acho a música da Katy Perry mais agradável aos ouvidos, com um refrão melhor e mais grudento, então acho que ela levou a melhor nessa.


Robin Thicke, sucesso mundial com a música "Blurred Lines", também se apresentou, divulgando a música "Give It 2 U" com participações dos rappers 2 Chainz (bem mais ou menos) e Kendrick Lamar (esse sim um grande talento da nova safra de rappers). Além disso, o cantor fez dueto com Miley Cyrus em "We Can't Stop" e "Blurred Lines", mas foi completamente ofuscado pela ex-Hannah Montana, e não por sua qualidade artística. A situação foi tão constrangedora que é melhor mostrar a reação da família Smith à "performance" e tentar esquecer o que aconteceu:


 Também se apresentaram o duo de rap Macklemore e Ryan Lewis, com participação de Mary Lambert, cantando a música anti-homofobia "Same Love". A performance ainda teve a presença de Jennifer Hudson, que foi muito bem cantando o refrão junto com a até então desconhecida Mary. Kanye West fez uma apresentação intimista/conceitual/minimalista de "Blood on the Leaves" do seu álbum "Yeesus", mas não empolgou muito, assim como Drake, que cantou "Hold On, We're Going Home" e "Started From The Bottom". Bruno Mars, por sua vez, mostrou toda a sua capacidade vocal cantando "Gorilla", no que seria a melhor apresentação da noite, se não existisse um tal de Justin Timberlake.

Justin seria homenageado com o prêmio Michael Jackson Video Vanguard, que é um prêmio especial dado a artistas que contribuíram para os videoclipes e a própria MTV. Por isso, fez um show de 15 minutos, um grande medley com sucessos atuais e da carreira. Justin roubou a cena com um vasto repertório de hits, incluindo uma reunião relâmpago do *NSYNC, mostrando toda sua capacidade pra dança e pro canto, além do seu carisma característico. JT mostrou como se faz um show de música pop, e conseguiu contagiar toda a plateia, que cantou junto o tempo todo (Taylor Swift estava literalmente maluca) e aplaudiu muito no fim.





Voltando à pergunta do título do post, será mesmo que a música pop está falindo? A resposta é não. Apesar da evidente falta de talento de um modo geral , ainda há gente fazendo boa música pop, como foi brilhantemente demonstrado pelo Timberlake, além de nomes como o Bruno Mars, rappers como Kendrick Lamar e Macklemore, e veteranos como o Daft Punk. 

No entanto, uma coisa me chamou atenção,a inexistência de nomes do rock se apresentando nessa edição do VMA. Ontem antes de começar a premiação, assisti a vídeos do VMA de 1992, que teve como nomes Nirvana, Pearl Jam e Guns n Roses, o extremo oposto do que ocorreu ontem, quando até o prêmio de melhor vídeo de rock foi anunciado durante as entrevistas no tapete vermelho. 

Algumas observações finais:
- Voto popular em premiações no mundo do entretenimento é pedir pra ter resultado bizarro (tipo o One Direction ganhando o prêmio de melhor música do verão.
- Fizeram um VMA no Brooklyn sem a presença do Jay Z, lamentável.
- "Cause somewhere in America, Miley Cyrus still twerkin'" É, Jay, foi no tua terra natal...
- Taylor Swift mandando indireta pro Harry Styles foi sensacional
- Mais uma vez ficou provado que cenário e troca de roupas são completamente desnecessários quando se tem talento

Nenhum comentário:

Postar um comentário